Fotofobia

Fotofobia ou Sensibilidade à luz: O que é essa condição e como trata-lá

#ParaTodosVerem  Na imagem aparece uma criança desconfortável com a luz do sol nos olhos

Você sabe o que é fotofobia?

A fotofobia é uma condição de sensibilidade a luz, na qual a pessoa não consegue olhar diretamente ou/e sente desconforto nos olhos em ambientes com o excesso de luminosidade.

Primeiramente é importante ressaltar que a fotofobia não é uma doença e sim um sintoma, ou seja, é preciso realizar o diagnóstico com um oftalmologista para descobrir qual a sua causa. 

A fotofobia pode ocorrer devido a fatores congênitos (na maioria dos casos) como no caso de pessoas que têm olhos claros e podem desenvolver os sintomas de sensibilidade a luz mais facilmente. Ou pode ser consequência de alguma doença associada, como por exemplo: “síndrome dos olhos secos “( Disfunção Lacrimal ) ,doenças da córnea, conjuntivites , inflamações da íris, doenças da retina, enxaqueca, meningite, entre outras.

Como tratar?

As  pessoas que sofrem desse desconforto naturalmente podem usar óculos escuros com proteção UV ou óculos com lentes fotossensíveis (lentes que se ajustam conforme a luz do ambiente). Portanto a principal maneira de tratá- la é seguindo as prescrições do seu oftalmologista , após do exame e diagnóstico, pois os cuidados podem variar de acordo com a doença identificada.

(Todos os nossos textos ou conteúdos médicos/científicos são revisados por profissionais especializados).

Este post tem 3 comentários

  1. BrianCew

    Many thanks extremely valuable. Will certainly share website with my pals.

Deixe uma resposta