Ceratocone

Junho Violeta: Mês do Combate
e Prevenção ao Ceratocone

Assista ao vídeo com a médica oftalmologista do Hospital de Olhos de Vitória, Klicia Molina, falando sobre o Ceratocone. Uma enfermidade que atinge cerca de 150 mil brasileiros por ano.

A data

 No mês de Junho é comemorado o Junho Violeta, mês que é celebrado o combate e prevenção ao Ceratocone. 

O que é

O Ceratocone é uma enfermidade associada a córnea, ela é causada quando a estrutura da córnea se projeta para frente, formando uma saliência em formato de cone. Segundo a médica oftalmologista do Hospital de Olhos de Vitória, Klicia Molina, ‘‘a Ceratocone é uma alteração corneana em que as ligações de colágeno ficam mais frágeis, e a córnea fica um pouco mais mole. Com isso ela vai sofrendo uma alteração no seu relevo e na sua espessura ao longo do tempo, e com o tempo, vai adquirindo uma anatomia de cone’’ o que dá significado ao seu nome, Ceratocone.

É uma doença progressiva e de caráter hereditário como explica a médica, ‘‘é uma doença progressiva, que acomete os dois olhos, porém de forma assimétrica. E que tem um componente hereditário, ou seja, se você tem alguém na família que tem Ceratocone, há uma grande chance de você vir a ter também.’’ A doutora também explica que a doença não é considerada de característica emergencial, porém quando é identificada e analisada de maneira precoce, como com a visita ao oftalmologista regularmente.

 

Quais são os sintomas?

Os sintomas da Ceratocone aparecem conforme os estágios, sintomas esses que acarretam avarias à visão, como sensibilidade à luz(fotofobia), visão dupla(diplopia) formação de múltiplas imagens(poliopia) ou formação de halos ao redor das fontes de luz.

Como tratar

O diagnóstico precoce é a principal maneira de combater a doença. O Ceratocone não tem cura, porém as medidas de tratamento e controle são bastante eficazes, são elas: a lente de Optimus, lente de contato rígida Gás-permeável, cirurgia de anel de ferrara, cirurgia a laser de Crosslinking ou em último caso, os transplantes de córnea.

Veja o vídeo abaixo com a drª Klícia Molina, explicando sobre a Ceratocone

Cuide-se!

(Todos os nossos textos ou conteúdos médicos/científicos são revisados por profissionais especializados).

Deixe uma resposta